O reflexo de uma sociedade preocupada com os impactos ambientais causados a partir da exploração de recursos energéticos não renováveis, deixa cada vez mais as empresas conscientes em adotar políticas de sustentabilidade dentro de seus valores gerando uma onda positiva de conscientização ambiental e nesse contexto o mercado de energia solar vem se destacando como uma realidade mais presente.
De acordo com pesquisas realizadas pela a Agência Internacional de Energia (IEA), estima-se que até 2050 os painéis solares tornem-se a principal fonte de energia do planeta capazes de gerar 27% da energia total utilizada no globo terrestre. Com o custo dos equipamentos diminuindo a cada ano, e os crescentes incentivos governamentais e reduções fiscais, a opção pelo uso dessa energia renovável revela-se uma decisão financeira bastante coerente, de retorno rápido e uma economia a longo prazo para empresas e órgãos públicos.
Diversos fatores fazem com que o uso dessa tecnologia ganhe força no Brasil, como redução de despesas, publicidade positiva agregada à ideia de sustentabilidade, e a associação das empresas à ideia de inovação. Para as empresas de tecnologia e segmentos afins, essa tecnologia é sem dúvida uma excelente forma de se posicionar e criar um propósito.
Além de empresários, o mercado de energia solar também, está cada vez mais próximo às residências que possuem um alto consumo de energia assim como à população em áreas rurais menos favorecidas.
A energia solar pode gerar novas oportunidades, como abrir portas para novos profissionais no mercado de trabalho. Essas oportunidades vão desde a venda à instalação dos sistemas fotovoltaicos. Muitas empresas e escolas técnicas, já oferecem cursos de capacitação profissional.
O que você acha da ideia de investir em energia renovável? Acompanhe nosso blog para se manter atualizado sobre novidades dessa tecnologia que cada vez mais ganha espaço no mundo.